Identificação da escola

Nome: E.E. “DR. SAMUEL DE CASTRO NEVES” Endereço: Estrada para o Limoeiro, nº 56 Bairro Santana CEP: 13.400-970 - Piracicaba – São Paulo Telefone: (19) 3425-0033 Fax: (19) 3425-0155 E-mail: eescneves@yahoo.com.br Cursos oferecidos pela escola Ensino Regular: Ensino Fundamental 9 anos -Ciclo I (2º ao 5º ano) -Ciclo II (6º ao 9º ano) Ensino Médio - (1ª, 2ª, e 3ª série) Equipe Gestora Atual Diretor : Sônia José Miguel do Canto Vice-Diretor : Valquíria Aparecida Castelhano dos Santos Professor Coordenador : Cirlene Aparecida Fialho Vitti

A primeira escola

A primeira escola

Histórico da escola

A E.E. “Dr. Samuel de Castro Neves”, está localizada na Estrada para o Limoeiro, 56, no Bairro de Santana, em Piracicaba – SP, Diretoria de Ensino – Região de Piracicaba. Foi criada em virtude do crescimento demográfico do bairro, fato que exigia o atendimento a demanda educacional crescente e contínua dos moradores, pelo Decreto de 17 de março de 1932, publicado no D.O.E. de 19/03/32, com o nome de Grupo Escolar Rural de Santana. Através do Decreto nº 14.058, publicado no D.O. E de 28/06/44 foi denominado Grupo Escolar “Dr. Samuel de Castro Neves”, nome escolhido para ser o patrono desta Escola pelo grande laço de amizade e serviços prestados por ele às comunidades de Santana e Santa Olímpia. O Grupo Escolar teve funcionamento normal até fevereiro de 1966, ocasião em que, pelas condições precárias do prédio, foi interditado e demolido. Como tinha sido doada uma área de 3.303,47 m², pelos então proprietários Lázaro e João Gobeth, conforme consta nos arquivos da história desta escola, a construção do novo prédio escolar já tinha sido iniciada em 1960, ocupando uma área de 876,14 m². O novo prédio escolar foi inaugurado no 1º dia de agosto de 1967, com o reinício das aulas aos dezesseis dias de fevereiro de 1968. Nos anos subseqüentes à inauguração, esta Unidade Escolar passou por quatro alterações, sendo elas: Escola Estadual de Primeiro Grau “Dr. Samuel de Castro Neves” (Res. SE nº 23/76, publicada em 28/01/76), Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau “Dr. Samuel de Castro Neves” (Res. nº 92/88 publicada em 10/05/88), Escola Estadual de Primeiro Grau “Dr. Samuel de Castro Neves” (Res. SE nº 98/95 publicada em 03/05/95) e Escola Estadual “Dr. Samuel de Castro Neves” (Parecer nº 67/98, publicado em 21/03/98). A escola atendeu Ensino Regular de 1º e 2º Grau, Ensino Supletivo 1º e 2º Grau, - Telessala Ensino Fundamental e Ensino Médio, suprindo as necessidades da comunidade. Hoje a Escola atende Ensino Fundamental (Ciclo I e Ciclo II) e Ensino Médio.
A preocupação com os estudos e a educação das crianças fez com que no ano de 1923 fosse fundada a primeira escola para os bairros dos tiroleses. O primeiro morador com formação escolar foi José Christofoletti, que posteriormente tornou-se voluntário educacional. A iniciativa da primeira escola na fazenda Sant'Ana partiu de zia Maria e de José Vitti (que, inclusive, foi o 1º servente). Assim, levando o nome da fazenda, foi inaugurada a primeira escola, chamada Escolas Reunidas de Sant’Ana. Atualmente, recebe o nome de Escola Estadual Dr. Samuel de Castro Neves (prefeito de Piracicaba nos anos 1950-1953), antigo médico dos moradores dos bairros de Santa Olímpia e Santana.

Biografia do patrono

Biografia do patrono
SAMUEL DE CASTRO NEVES nasceu em Piracicaba a 15 de janeiro de 1890. Filho do saudoso farmacêutico Leocádio de Castro Neves, natural de Salvador, capital da Bahia e de D. Marcolina Josefina de matos. As primeiras letras aprendeu com a Professora particular D. Eulália pinto de Almeida. Matriculou-se em seguida no antigo Grupo Escolar de Piracicaba, hoje “Barão do Rio Branco”, onde saiu para ingressas no tradicional Colégio S. Luiz de Itu. Em 1904 por motivo de saúde, retirou-se para Friburgo no Estado do Rio, onde terminou o curso ginasial do Colégio Anchieta. Já matriculado na Faculdade do Rio de Janeiro, em virtude do falecimento de seu pai, viu-se forçado a interromper aquele curso para seguir o de farmacêutico a fim de dirigir a “Farmácia Neves”, deixada pelo seu progenitor. Aí iniciou as suas novas atividades dando grande desenvolvimento aos negócios, fazendo com que em pouco tempo a prosperidade crescente, crescesse também sua popularidade, nascendo aí um prestígio pessoal, que nunca mais haveria de se apagar em torno da figura do jovem valor social que iria se projetar na vida política de Piracicaba. Após a chamada dissidência, por ocasião da escolha do substituto do Dr. Rodrigues Alves à Presidência de Estado, amigos de Moraes Barros acordam na formação de um partido Municipal a fim de concorrer às eleições da Câmara. Na chapa figurava também o nome do jovem farmacêutico que havia conquistado grande popularidade. Realizada as eleições foi o novo político eleito por esmagadora maioria, tendo o Partido Municipal feito oito vereadores, dos dez que deveriam compor a Câmara. Em 1922 após grandes serviços prestados à causa municipal, foi eleito deputado Estadual pelo oitavo distrito, do qual Piracicaba fazia parte como grande colégio eleitoral. E foi então que Samuel de Castro Neves subiu cada vez mais aos olhos dos seus concidadãos pela maneira desassombrada com que se houve em debates memoráveis pelos interesses do Município, do Distrito e do Estado. Bateu-se denodadamente pela moralização do ensino farmacêutico e odontológico do Estado. Continuou o Dr. Samuel de Castro Neves a sua carreira política sendo eleito várias vezes prefeito deste município. Por decreto de 17 de março de 1932 foi criado o Grupo Escolar de Santana em 28/06/1944 foi denominado Grupo Escolar Dr. Samuel de Castro Neves, homenagem do povo deste bairro e da sociedade piracicabana, pelo bem da coletividade conterrânea. Com um nome ilibado que representa uma bandeira de efetivos serviços a coletividade, podem as gerações que se sucederão no Grupo Escolar “Dr. Samuel de Castro Neves”, tomar como paradigma de vida o ilustre patrono, certos que serão cidadãos dignos de uma Pátria cada vez maior.

terça-feira, 27 de março de 2012


|09/05/2008|   ANDRÉ BANDEIRA ENTREGA MOÇÃO DE APLAUSO QUE PARABENIZA DESEMPENHO DE ESCOLAS NO SARESP


Na manhã de hoje (9/5), o vereador André Bandeira (PSDB), esteve na Diretoria de Ensino de Piracicaba para entregar Moção de Aplauso de sua autoria, aprovada por unaminidade no Plenário da Câmara de Piracicaba, que parabeniza o bom desempenho das escolas estaduais de Piracicaba, como, Dr. Samuel de Castro Neves e Prof. José Romão, que constam entre as cinco melhores do Estado de São Paulo, conforme resultado obtido no SARESP – Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. A Moção foi entregue aos cuidados do Dirigente Regional, Oldack Chaves.

"Estávamos no fim desta lista, começamos a trabalhar aos poucos com muito empenho para melhorar este resultado e ficamos entre as dez primeiras do Estado. Ainda temos muito o que melhorar, mas temos muito orgulho do resultado. A Moção de Aplauso nos engrandece e se torna uma motivação para nossos dias, é muito gratificante", declarou Oldack Chaves.
No documento, o vereador André Bandeira considera os seguintes pontos: O desempenho das duas escolas ficou acima da média estadual (210,4 pontos), e da média da Diretoria de Ensino de Piracicaba (216 pontos) e que a Diretoria de Ensino de Piracicaba está acima da média da  Coordenadoria  de  Ensino  do Interior (CEI) e da Coordenadoria de Ensino da Capital e Grande São Paulo.
Na oportunidade, Bandeira, também questionou sobre acessibilidade aos deficientes físicos nas escolas piracicabanas. E segundo Oldack, a meta do atual governador do Estado de São Paulo, José Serra (PSDB), é de tornar todas as escolas Estaduais de São Paulo acessíveis aos portadores de deficiência além de cobrir todas as quadras.
"Outra questão importante é referente aos deficientes auditivos, pois, temos 150 dias para cumprir uma norma que obriga escolas das cinco regiões (norte, sul, leste, oeste e centro), a terem professores com curso de capacitação em Libras para estes alunos", comentou o dirigente.

PRISCILA RODRIGUES/MARTIM VIEIRA MTB 21.939
FOTO: ANDRÉ STÊNICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário